terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A ressaca

Podia perfeitamente ser o título de um filme (que vi recentemente) mas esta ressaca tem efeitos mais nocivos para todos. Em Julho de 2009 neste mesmo espaço, fiz referência à qualidade e ao estado da democracia - desta democracia - e, chamei a atenção para o desencanto que se tinha apoderado das pessoas em relação à classe política que nos governa, cuja qualidade também é mais que questionável.
Passado um ano e meio e pouca coisa mudou; a mudança aliás foi para pior, com o aparecimento de mais escândalos de diversos tipos, envolvenvdo sempre e precisamente a mesma classe. E neste aspecto não há volta a dar: eles são assim e já não mudam. Nada de novo ou que me surpreenda.
Mas a questão do valor da abstenção que estas eleições apresentam de 53,37%, correspondentes a mais de 5.100.000 de eleitores (mais de cinco milhões e cem mil!), terá de levar forçosamente a CNE a declarar como grandes vencedores aqueles que não acreditam, não confiam e não ligam peva a estas coisas; dito de uma forma bem portuguesa, ganharam todos os que de uma forma ou doutra estão a cagar-se para este assunto. E a isto juntemos ainda os brancos (4,26% e mais de 190.000 votos) e os nulos (1,93% e cerca de 86.000 votos), e obteremos uns magníficos totais de 59,56% e 5.417.428 de pessoas que podem reclamar esta vitória como sua esta.
Se atendermos aos números recentes, a conclusão é simples: tem havido uma evolução crescente nestes números: em 2006 para as Presidenciais o número foi de 40,31% e nas Legislativas em 2009 foi igual 43,41%; acresce que, nestes números estão também incluidos os votos brancos e nulos, com a particularidade de se verificar também nestes dois casos um progressivo aumento.
E eu pergunto: será que aqueles tipos não entendem isto? Serão precisos ainda mais sinais? Se sim, quais?
É claro que há crise e as pessoas ficam descontentes sempre que lhes mexem nos bolsos mas o factor principal é que os portugueses estão fartos deles, dos mesmos; dos que governam num dia, são oposição no dia seguinte e noutro dia qualquer vão "sentar o cú no mocho", porque desviaram, favoreceram, influenciaram, enfim roubaram.
E como faltava um toque de Carnaval à coisa, ainda houve tempo para o caricato deslocamento de eleitores de uma para outra Assembleia de Voto via Cartão de Cidadão sendo alguns nem assim puderam votar; à boa maneira Tuga, a CNE apressou-se a justificar o sucedido, sacudindo a água do seu capote, através de um comunicado (Comunicado do CNE) emitido já no dia de hoje passando a bola para a DGAI que ao que parece está metida num caldinho pois o Engº está piurso com os resultados e acha que com os votos dos impedidos podia ter levado ao colo o seu candidato a uma 2ª volta...
E assim continua a nossa vidinha merdosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário